segunda-feira, 7 de setembro de 2009

AMOR PROHIBIDO


Esta semana recebí a carta de uma jovem cristã que mantem, ha tres anos, um relacionamento amososo, com um homem casado. É uma carta dolorosa. Ela sente que ama esse homem mas que esse amor, em lugar de faze-la feliz, a está destruindo aos poucos. Me pede que eu ore para que esse homem se divorcíe da mulher e se case com ela.

O que podería ter-lhe dito? Que Deus está triste e não aceita esse relacionamento? Claro que está! So que a tristeza divina não nasce apenas do fato de que ela está transgredindo um mandamento, mas da triste realidade de que ela está sofrendo.

Sabe? O amor é algo que Deus confiou ao ser humano para que contemple as facetas lindas e desconhecidas da vida; para que se sinta vivo e importante; para que sua auto-estima se conserve num estado saudável; para que enxergue o mundo cheio de cores e de melodías; para que, emfim, tenha forças e enfrente, sem temor, as tormentas da vida.

Por qué? Simplesmente porque o amor vem de Deus. “Deus é amor,”diz João. Mas quando o amor é confundido com a paixão, se converte num fator de infelicidade, e mergulha você no caos interior, como no caso da jovem que me escreve. A paixão atou essa jovem a uma pessoa que ja está comprometida e ela sente que, em vez de ser feliz, se está destruindo a cada día.

Pensemos mais, nesta jovem. Ela se sente mal, desempenhando o papel de amante, destruido outra familia e machucando o coração de Deus. Sente-se tão mal que no seu desespero, me escreve pedindo ajuda. No entanto, apesar de que em sua consciencia está claro o fato de que não está fazendo a vontade de Deus, ela não percebe, outras dimensões tristes dessa situação. Ela caiu na rede de um homen casado e está condenada a sofrer grandes decepções e a perder o respeito por si mesma. Porque nesta vida, ninguém é valorizado se não se valorizar a si mesmo e ninguém pode ser feliz, se não estiver em paz com Deus e consigo mesmo.

O qué leva esta joven a conformar-se vivendo um “amor” que não é amor? Cómo ela faz para esquecer que o homem que diz amar, joga o jogo cínico de “dois amores”?
Pode alguem, como aquele homem, mudar e não trai-la, se num día como hoje, está traindo a esposa? Pode se confiar num homen desses? Porque o amor se baseia na confiança mútua e no respeito pela outra pessoa e se não existir ambas coisas, não existe amor.

A jovem que me escreve, diz que começou esse relacionamento porque tinha medo de ficar sozinha, mas, relacionar-se com uma pessoa casada, não implica que ela continuará sozinha, compartindo apenas os poucos momentos que lhe sobram com ele?

Nesta sociedade machista e existencialista na qual vivemos, geralmente os homens procuram uma aventura fora do casamento para fugir da rotina, e é por isso justamente que um relacionamento desse tipo não tem a posibilidade de tornar-se algo serio e responsavel. Sería voltar ao mesmo estado de rotina do casamento.

Quando a solidão abrumar você e entristecer o seu coração, fazendo-a sentirse mal pelo fato de ainda não ter encontrado um verdadeiro amor, é inutil você se aferrar a alguem que vai usa-la como um objeto, fazendo-a sentirse mais triste e mais sozinha.

O problema é que quando a pessoa confunde paixão com amor, não quer perceber que está sendo usada por alguem, que só precisa dela para uma coisa e que logo a descarta sem importar-se com os sentimentos dela. E ela, se conforma com as miglhas de afeto, mentíndo a si mesma e iludíndo-se com a fantasía de que, o sonho, acontecerá “um día”, que jamais chega.

Entro no fim da semana tocado pela carta desta joven. Podía ter-lhe dito simplesmente que coloque um ponto final nessa situação porque Deus não aprova esse tipo de relacionamento, e pronto. Tería sido fácil. Mas, eu sei que Deus nao é um Deus egoista que está só preocupado em que seus filhos lhe obedecam. Ele é um pai amoroso que está preocupado no bem estar dos seus filhos. E você querida, é uma fliha preciosa de Deus. Pare de machucar-se, com o pretexto de que tem medo de ficar sozinha. Afinal de contas, a solidão não é apenas uma situação, é tambem um estado de ânimo. Vivendo sem Jesús, você vai sentir-se sozinha apesar de estar na companhia de outra pessoa.

Que Deus abra os seus olhos e lhe dê forças para não machucar-se, tentando ser feliz. Um abraço.

3 comentários:

  1. Gostei muito do texto! Que Deus continue te iluminando e te inspirando Pr. Bullon! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. e irma o pastor tem miloes de rasoes sobre o seu comentario e vc ao pedir rpa que o homen se divorcie de a esposa e se casar com vc ,ole os irma vc na biblia e consulte bem a biblia se o homen se divorciar da esposa e se casdar com vc calro que nao ficar bem aos ollo s de DEUS e adulterio na mesma moises quando deu a carta de divorcio foi bem claro so en caso de adulterio por exemplo da muller pra com o homen ou vice versa mas aqui irma seria adulterio na emsa porque vc esta en adulterio com esse objeto que nem da rpa se chamar de homen porque homen nao e esse tipo de homen um homen com H grande e aquele que respeita a familia e primeiro que a familia respeita a DEUS .
    -eu hoje falo assim porque eu ja fuiuma pessoa que ganhei muito dinheiro no passado era bem sucedido mas nao vivia en DEUS SO VIVIA RPA O MUNDO DINHEIRO BENS MATERIAIS
    hoje ja ano sou assim hoje vivo a palavra de DEUS e irma tenha amor a DEUS e a vc propia e respeito pelo santuario de DEUS QUE E SEU CORPO e que DEUS A ABENCOE tudo o que escrevi nao e a culpala ou a rebaixala nada de isso so lle esto e abrindo os ollos e se deixe de ser utilisada tenho a certesa de que cada vez que vc fala pra esse homen sobre o divorcio de ele .Ele lle responde assim sim carinho ja tentando resolver isso do divorcio me da so um tempinho ta e lle da algusn bjs e tudo vira amor e sempre ira ser assim irma tenha amor a si propia e ore a DEUS e deus lle dara alguem que a ame de verdade que tenha um feliz sabado e que DEUS LLE DE CHUVAS DE BENCAOS FELIZ SABDO

    ResponderExcluir
  3. Querida irma,por experiencia e amorosamente digo-lhe que nao temas em ficar sozinha.
    Por muitos anos fui um adultero e descobri que existem basicamente dois caminhos a trilhar 1)Voce nasceu uma princesa e o Seu Pai O Rei tem planos maravilhosos para a sua vida, dando-lhe tudo o que necessita,ate mais do que vc espera acredite. Deus preparou cada detalhe do seu plano de vida para voce ser feliz. Descobri que a felicidade eh muito diferente do prazer. O prazer eh momentaneo e a felicidade eh eterna. Nao troque o prazer pela felicidade. O que vc faz para que isto aconteça.....
    Desarme-se, abra o seu coracao para que o verdadeiro amor entre. E facil, tenha uma predisposiçao abrindo o coraçao a Jesus. Diga a ele que quer experimentar o seu amor que tem receio de ficar sozinha e conte a ele todos os seus segredos. Ele conhece bem vc, mas embora ja saiba tudo o que vai dizer, tudo o que sente ainda que nunca lhe revelesse, Ele aguarda muito por este momento. Imagine-se como mae e seu filho chegando a vc e confidenciando-lhe tudo e lhe dizesse - mae nao sei mais o que faço me ajuda, diga quais eram os seus planos para mim, o que esperava quando me concebeu........Experimente o amor nao da para explicar. 2) O segundo caminho eh fazer tudo ao seu modo e assumir todas as consequencias de seus atos. Deus nos da a escolha Ele nunca nos priva da liberdade. A proposito ainda que o Pastor fizesse a oraçao que vc pediu, Deus nao ouviria sabe porque. Somos todos principes e princesas, filhos do mesmo Rei e este Rei nao ouve um filho para prejudicar outro, Ele eh justo. Trata todos os seus filhos com equidade, todos sao queridinhos do PAPAI e Ele tem um plano para que todos os seus filhos sejam felizes sem que um seja maior ou melhor que o outro. Que a graça de Deus lhe ilumine para que tome a decisão de assumir a posiçao de princesa e nao deixar-se enganar pelo mundo que quer fazer de voce um sapo. Luis Fernando

    ResponderExcluir