terça-feira, 24 de março de 2009

DÍVIDAS? PORTUGUÊS

Estou em Washington, capital dos Estados Unidos. Ontem, depois da pregação tive a oportunidade de falar rapidamente com alguém que chegou ao fundo do poço, atolado em dívidas.

-Não sei mais o que fazer pastor, me dizia quase chorando. Dá vontade de sumir deste mundo.
Ah querido, sumir não resolve nada. Fugir para outro lugar também não. Começar tudo de novo sim, mas para isso você precisa primeiro resolver as coisas.

Não se pode construir um futuro sólido em cima de um passado de mentiras e desculpas. Deus ama você. Não deseja vê-lo desesperado desse jeito. As dívidas não lhe dão sossêgo nem de dia nem de noite. Mas Deus pode fazer o que você não pode. Como?

Se eu lhe disser: “Confie em Deus que Ele vai ajudá-lo”, não estaria sendo honesto com você. Se eu lhe der a impressão de que só com a oração as suas dívidas serão pagas, estaria enganando-o. Mas com certeza Deus quer tirá-lo dessa areia movediça na qual se encontra. Quer levá-lo a cavalgar nas alturas da terra e dár-lhe de comer da herança de Jacó. A boca do senhor falou essa promessa.

Mas como acontece isso? Primeiro, faça um balanço de sua vida. Há uma lei básica que todo ser humano precisa aprender. Ninguém pode gastar 11 se recebe 10.

A dívida é o resultado de se ter quebrado esta lei da vida. Aprenda a viver dentro de um orçamento. Mais do que pedir que Deus lhe ajude a pagar as suas dívidas, você precisa suplicar que lhe ajude a viver dentro de sua margem de ingressos. Viver fora do orçamento pode tornarsse um vicio que pode levá-lo ao caos.

Em segundo lugar, aceite a sua realidade. Não a negue, não invente desculpas. Na maioria das vezes as dívidas são frutos do descontrole. São raros os caso de pessoas que estão afundadas em dívidas por causa de acidentes. O problema é que o ser humano no toma consciência da dívida enquanto ela é pequena. Ignora que toda dívida é como uma bola de neve que vá crescendo ate tornar-se uma ameaça fatal.

Em terceiro lugar, clame a Deus. Mesmo que você tenha errado. Se você tem consciência da sua realidade, se arrepender e pedir a Deus que o cure por dentro, o Senhor atenderá o seu pedido. Jamais tente tirar de Deus o direito de ser Deus. Ele é Deus de milagres. Quando você achar que já não existe saída para o seu caso, Deus está aí, desejoso de fazer de você um gigante.

No futuro, estou planejando apresentar um seminário sobre, COMO SE LIVRAR DAS DÍVIDAS, na BULLÓN TV. Fique atento. Será um seminário apresentado por mim e alguns profissionais competentes da área. Mas enquanto esse dia não chegar, quero anunciar que no sábado, dia 4 de abril, as 23 horas, horário de Brasília, eu e os meus intercessores de oração, distribuídos em diferentes lugares do mundo, estaremos orando de uma maneira especial por todas as pessoas que estão atoladas nas dívidas. Conheço o poder de Deus e sei que Ele pode fazer maravilhas. Não esqueça. Sábado, dia 4 de abril. Será uma noite de vitórias e milagres. Que Deus o abençoe!

¡Deudas! - ESPAÑOL

Estoy en Washington, capital de los Estados Unidos. Ayer, después de la predicación tuve la oportunidad de hablar rápidamente con alguien que llego al fondo del pozo, atollado en deudas.

- Ya no se qué hacer Pastor, me decía casi llorando. Me da ganas de desaparecer de este mundo.
Ah querido, desaparecer no cambia nada. Huir para cualquier lugar tampoco. Comenzar todo de nuevo si, pero para eso tú necesitas primero resolver las cosas.

No podemos construir un futuro solido sobre un pasado de mentiras y disculpas. Dios te ama. No desea verte desesperado de esa manera. Las deudas no te dejan tranquilo ni de día ni de noche. Pero Dios puede hacer por ti lo que tú no puedes. ¿Cómo?

Si yo te diría: “Confía en Dios que El va ayudarte”, no estaría siendo honesto contigo. Si yo te diera la impresión de que solo con la oración tus deudas serán pagadas, te estaría engañando. Mas Dios con toda seguridad quiere sacarte de esta arena movediza en la cual te encuentras, quiere llevarte a cabalgar a las alturas de la tierra y darte de comer de la herencia de Jacob. De la boca del Señor salió esta promesa.

Pero, ¿como acontece eso? Primero haz un balance de tu vida. Hay una ley básica que todo ser humano necesita aprender. Nadie puede gastar 11 si recibe solo 10.

La deuda es el resultado de haber quebrado esta ley de la vida. Aprenda a vivir dentro de un presupuesto. Mucho más que pedir ayuda a Dios para pagar sus deudas, tú necesitas suplicar que Dios te ayude a vivir dentro de tu margen de ingresos. Vivir fuera de tu presupuesto puede convertirse en un vicio que te llevará a la ruina.

En segundo lugar, acepta tu realidad. No la niegues, no inventes disculpas. La mayoría de las veces las deudas son fruto del descontrol. Son raros los casos de personas que están sumergidas en deudas por causa de accidentes. El problema es que el ser humano no toma conciencia de la deuda cuando esta es pequeña. Ignora que toda deuda es una bola de nieve que va creciendo hasta llegar a ser una amenaza fatal.

En tercer lugar, clame a Dios. A pesar de que te hayas equivocado. Si tienes conciencia de tu realidad, se te arrepientes y pides a Dios que te cure por dentro, el Señor atenderá a tu pedido. Nunca quieras sacarle a Dios el derecho de ser Dios. El es Dios de milagros. Cuando tú pienses que no existe solución para tu caso, Dios está ahí. Deseoso de hacer de ti un gigante.

Futuramente, estoy planeando presentar un seminario sobre, COMO SE LIBRAR DE LAS DEUDAS, en la BULLON TV. Este atento. Será un seminario presentado por mi y algunos profesionales competentes de la aérea. Mas en cuanto ese día llega, quiero anunciar que el sábado día 04 de abril, a las 23:00 horas, horario de Brasilia, este servidor y todos los intercesores de oración, distribuidos en diferentes lugares del mundo, estaremos orando de una manera especial por todas las personas que están atolladas en las deudas. Conozco el poder de Dios y sé que El puede hacer maravillas. No lo olvides. Sábado 04 de abril. Será una noche de victorias y milagros. Que Dios te bendiga.

quarta-feira, 11 de março de 2009

ESPAÑOL - MI ENCUENTRO

Esta noche camino por las calles de mis recuerdos. Recuerdos imprecisos que se esconden en el tiempo. Escucho ruidos extraños. Gritos de agonía que sobreviven. Llantos de angustia que languidecen.

La ciudad de mis recuerdos parece indiferente, ciega, como si no quisiese ver nada, ni percibir mi búsqueda insistente. Recuerdo mis derrotas, mis frustradas intenciones de agradar a Dios, mis promesas no cumplidas y los altos edificios parecen sonreírme compasivos. Mis intenciones son efímeras como el día. Pasajeras como la nube. Nada logro.

En las calles congestionadas de mi juventud, soy apenas eso, una sombra imprecisa y tambaleante, deformada a veces, por las luces de los autos. Hasta el momento de mi encuentro con Jesús.

Entonces cobro forma. Descubro el rumbo de mi existencia. Y mi camino se ilumina. Ya no tambaleo, ni camino en zigzag. Mis pasos son firmes y mis pies seguros. Finalmente he aprendido a andar.

El apóstol Pablo en Colosenses 1:10 dice: “Para que andéis como é digno do Senhor, agradando-lhe em todo, levando fruto em toda boa obra, e crecendo no conocimiento de Deus.”

Aquí, Pablo habla de la vida cristiana como un proceso de crecimiento. Vivir es andar. Andar es crecer. Crecer, avanzar.

El error de mi juventud fue andar solo. Me perdía en la arena movediza de mis fracasos. Intenciones frustradas golpeaban mis noches. No había estrellas en mi cielo, ni luna llena en mis sombras, hasta entender que sin Jesús no existe cristianismo. Él es la esencia de la vida, la propia vida, la vida abundante.

Jamás podré decir Gracias, con palabras. La eternidad no bastará para alabar al que un día me encontró caído, me extendió la mano y me levantó.

¡No luches solo! No te desesperes creyendo que vivir el cristianismo es misión imposible. No lo es.

Intentarlo solo sí, es vivir y fracasar, buscar y no encontrar, reír y no ser feliz, hasta descubrir que con Jesús, la vida es andar y avanzar. Paso, a paso. Crecer y vislumbrar un futuro radiante, iluminado de vida eterna.

Hoy puede ser un nuevo día en tu experiencia. Deja que el Señor del cristianismo te tome de la mano y camine contigo. Necesitas hacerlo “Para que andéis como es digno del Señor, agradándole en todo, llevando fruto en toda buena obra, y creciendo en el conocimiento de Dios.”
Jamás te desanimes. El reino de los cielos no es de los que nunca cayeron, sino de los que, aunque cayeron, no se quedaron caídos sino que creyeron en Jesús, se levantaron y continuaron avanzando. ¡Qué Dios te bendiga!

PORTUGUÊS - MEU ENCONTRO

Esta noite, caminho pelas ruas das minhas lembranças. Lembranças imprecisas que se escondem no tempo. Ouço ruídos estranhos. Gritos de agonia que sobrevivem. Prantos de angústia que se perdem na distância.

A cidade das minhas lembranças parece indiferente e cega. Como se não desejasse ver nada, nem preceber a minha procura teimosa. Lembro das minhas derrotas, das minhas frustradas intenções de agradar a Deus e de repente, os prédios enormes parecem sorrindo para mim, compasivos, misericordiosos. As minhas tentativas são efêmeras como o dia. Passageiras como a nuvem. Nada consigo.

Nas ruas congestionadas da minha juventude, sou apenas isso, uma sombra imprecisa e cambaleante, deformada as vezes pelas luzes dos carros. Até o meu encontro com Jesus.
Então cobro forma. Descubro o rumo da minha existência e o meu caminho se enche de luz. Já não cambaleio, nem ando em zig zag. Os meus passos são firmes e os meus pés seguros. No fim, aprendi a caminhar.

O apóstolo Paulo diz em Colosences 1:10 Para que andeis como é digno do Senhor, agradando-lhe em todo, levando fruto em toda boa obra, e crecendo no conocimiento de Deus.
Aqui ele fala da vida cristã como um processo de crescimento. Viver é andar. Andar é crescer. Crescer é avançar.

O erro da mina juventude foi tentar sozinho. Perdia-me na areia movediça das minhas promessas não cumpridas. Tentativas frustradas batiam minhas noites de insônia, sem parar. Não havia estrelas no meu céu, nem lua cheia nas minhas sombras, até entender que sem Jesus não existe cristianismo. Ele é a essência da vida, a própria vida. A vida abundante.
Jamais poderei dizer obrigado com palavras. A eternidade não será suficiente para louvar Aquele que um dia, me achou caído, me estendeu a mão e me levantou.

Não lute sozinho! Não se desespere acreditando que viver o cristianismo é missão impossível. Não é.

Tentar sozinho sim é viver e fracassar, procurar e não achar, rir e não ser feliz. Você precisa descobrir que com Jesus a vida é andar e avançar. Passo a passo. Crescer e vislumbrar um futuro brilhante, iluminado de vida eterna.

Hoje pode ser um dia diferente na sua existência. Tenha a certeza de que o Senhor do cristianismo pega a sua mão e caminha com você. Precisa fazê-lo “Para que andeis como é digno do Senhor, agradando-lhe em tudo, levando fruto em toda boa obra e crecendo no conhecimento de Deus.”

Jamais desanime. Cada dia é um novo dia. O reino dos céus não é para os que nunca caíram, mas para aqueles que mesmo tendo caído, acreditaram em Jesus, se levantaram e continuaram avançando. Um abraço.

terça-feira, 3 de março de 2009

ESPAÑOL - EL SILENCIO DE DIOS


Es temprano en Salt Lake City. Mi vuelo para Tucson sale dentro de pocos minutos y siento que debo responder una pregunta que alguien hizo en mi blog. ¿Por qué cuando más necesitas de respuestas, Dios guarda silencio?

La respuesta más simple sería: “Dios siempre sabe lo que hace.” Y es justamente en el hecho de que “Dios siempre sabe lo que hace,” que los cristianos se refugian para soportar el dolor, que muchas veces los asfixia.

A lo largo de la Biblia encontramos muchas ocasiones en las que Dios guardó silencio. Juan el Bautista, por ejemplo, murió, prácticamente abandonado, esperando una visita de Jesús. Job pasó por el valle de la aflicción y de la muerte y en ningún momento Dios le dijo por que permitía que sufriese.

De una cosa estoy seguro. Dios te ama mucho. Lo que más quiere es que tú seas feliz y si, a pesar de amarte, permite que el dolor toque tu vida es porque en su infinita sabiduría, tiene algo mejor preparado para ti. Aunque en este momento no lo entiendas.

Delante de mi respuesta tal vez te preguntes. ¿Cuál es entonces, el valor de la fe? ¿Para qué llega Jesús a mi vida? Ah querido, la fe no existe para que las dificultades de la vida desaparezcan, sino para que ellas no te destruyan. Jesús dijo: “En el mundo siempre tendréis aflicciones, mas confiad, yo he vencido al mundo.”

Un ejemplo de eso es lo que sucedió con Pedro, en el mar de Galilea. Era una noche oscura. Había tormenta, vientos contrarios, oscuridad y olas gigantescas. Pedro y los otros discípulos pensaban que habían llegado al fin. Y clamaron a Jesús.

El Señor siempre aparece cuando clamas a Él. Jesús apareció aquella noche, pero la tormenta no desapareció.

¿Quiere decir que cuando Jesús aparece no siempre las dificultades de la vida desaparecen? Exactamente.

Pero algo extraordinario sucedió aquella noche. El miedo, el desánimo y la desesperación desaparecieron del corazón de los discípulos, y el medroso Pedro, transformado por el poder de la fe, fue capaz de andar victorioso por encima de las dificultades. Ese es el valor de la fe.

Dios no quiere hijos débiles. Él no corre al primer grito del nene que lora. Él quiere cristianos fuertes, como las palmeras, formados en medio de las inclemencias del desierto, de los vientos y del sol.

Entonces, cuando Dios no responde la pregunta que le haces en el momento de las lágrimas, permítele a Dios seguir trabajando en silencio, lapidando tu vida en el esmeril del dolor para producir un bello diamante. Tú vales mucho más que un millón de diamantes. ¡Tú eres el sueño de Dios! Estoy orando por ti. Que Dios te bendiga.

PORTUGUÊS - O SILÊNCIO DE DEUS

É cedo em Salt Lake City. O meu vôo para Tucson partirá em poucos minutos e aproveito o tempo para responder uma pergunta que fizeram no meu blog. Por que quando mais você precisa de respostas, Deus guarda silêncio?

A resposta mais simples seria: “Deus sempre sabe o que faz.” E é justamente no fato de que “Deus sempre sabe o que faz,” que os cristos se refugiam para suportar a dor, que muitas vezes os sufoca.

Ao longo da Bíblia encontramos muitas ocasiões nas quais Deus guardou silêncio. João Batista, por exemplo, morreu, quase esquecido, esperando uma visita de Jesus. Jó atravessou o vale da aflição e da morte e em momento nenhum Deus lhe disse porque permitia que sofresse.

De uma coisa estou certo. Deus ama muito você. O que mais Ele deseja é que você seja feliz e se, apesar de amá-lo, permite que a dor toque a sua vida é porque na sua infinita sabedoria, Ele tem preparado algo melhor para você. Embora neste momento você não compreenda isso.

Diante da minha resposta talvez você esteja se perguntando “Qual é então, o valor da fé? Para que Jesus aparece na vida de gente? Ah querido, a fé não existe para que as dificuldades desapareçam, mas para que elas não destruam você. Jesus disse “No mundo tereis aflições, mas confiai, eu venci o mundo.”

Um exemplo disso foi o que aconteceu com Pedro, no mar da Galiléia. Era noite escura. Havia tormenta, ventos contrários e ondas gigantescas. Pedro e seus companheiros pensaram que tinham chegado ao fim. E clamaram a Jesus.

O Senhor, sempre aparece quando você clama a Ele. E Jesus apareceu aquela noite, mas a tormenta não desapareceu.

Quer dizer que quando Jesus aparece na vida, nem sempre as dificuldades desaparecem? Exatamente isso.

Mas algo extraordinário aconteceu aquela noite. O medo, o desanimo e o desespero, sumiram do coração dos discípulos e, o medroso Pedro, transformado pelo poder da fé, foi capaz de andar vitorioso por cima das dificuldades e do mar enraivecido.

Deus não quer filhos fraquinhos. Ele não corre ao primeiro grito do bebê que chora. Ele quer cristãos fortes, como a palmeira, formada no deserto, com sol e com vento.

Então, quando Deus não responde a pergunta de por que você sofre, permita a Deus continuar trabalhando em silêncio, lapidando a sua vida no esmeril da dor, para produzir um belo diamante.

Você vale mais do que um milhão de diamantes. Você é o sonho de Deus! Estou orando por você. Que Deus o abençoe.